Cacau em Pó ou Chocolate em Pó ou Achocolatado?

On 26 de janeiro de 2016 by pryme

Diferença entre Chocolate em Pó

Cacau em Pó

Achocolatado em pó

 

Quando em uma receita esta Cacau em pó, Cacau natural em pó, Cacau Alcalino em pó, esta indicando o cacau em pó 100%, ou seja, aquele que não contém açúcar ou outra mistura.

Algumas marcas já oferecem cacau natural porem não e mais 100% já vem com misturas e conservantes, só é possível comprar cacau 100%  das importadoras,  distribuidoras, produtores ou das empresas que compram sacas de 25 quilos e fracionam o produto sem mistura.

A linha de cacau em pó começa com o Cacau natural, Cacau Alcalino, Cacau Lecitinado em seguida vem as variações e qualidade, todos 100% excerto o lecitinado como o nome já diz e uma mistura de cacau Alcalinizado com lecitina de soja.

Por quê usar o cacau em pó ao invés do chocolate em pó?

Primeiramente porque o cacau em pó faz melhor para a saúde, pois ele não contém açúcar.

Depois porque a receita ficará mais gostosa e com um sabor mais pronunciado de chocolate do que se feita com chocolate em pó.

E por último porque você irá usar muito menos do produto, ou seja, se eu tiver que fazer um bolo que vai 1 colher de sopa de cacau em pó e optar por substituir por chocolate em pó, provavelmente terei que usar pelo menos 2 colheres de sopa de chocolate em pó e mesmo assim a receita não terá o mesmo sabor, cor e também ficará muito mais doce do que o necessário por conter muito açúcar no chocolate em pó.
Chocolate em Pó ou Cacau em Pó?

Temos a mania de generalizar tudo. (Mas o que é definido como chocolate, achocolatado e cacau e qual a diferença entre eles?)

 

Qual deles é o correto para uso culinário?

Na verdade, nas prateleiras do supermercado o que temos são variações de chocolate que são classificadas de acordo com a concentração de cacau.

O cacau é a base do chocolate.

Ele contribui para a textura, cor e sabor e a durabilidade.

O tipo de cacau utilizado e as misturas entre eles que definirão o sabor e o tipo do chocolate.

Para uso culinário ou bebida, normalmente acostuma-se usar a versão em pó do chocolate.

Mas é importante frisar que o achocolatado possui 60% de sacarose ou outros açúcares, 20% de componentes como aroma soro do leite e outros e apenas 20% de cacau em pó.

Já o Cacau em pó possui uma maior concentração de cacau e nenhuma adição de açúcar.

Outro fator importante é se você utiliza o achocolatado em suas receitas. Além de adicionar uma quantidade exorbitante de açúcar, em caso de um bolo, ele vai demorar mais para assar.

Então vale a pena prestar atenção na receita se está pedindo Cacau em pó ou achocolatado e fazer o balanceamento para ela não desandar.

O que é Cacau Lecitinado:

A diferença está na composição.

Cada tipo, de chocolate em pó, possui uma quantidade diferente de cacau.

Conheça um pouco essas diferenças:

Chocolate em pó = É composto por Cacau alcalinizado ou lecitinado, açúcar e aroma de baunilha. Tem sabor forte, apesar do açúcar, é um pouco amargo.
Achocolatado = Contém: Açúcar , malto-dextrina , leite em pó, soro de leite em pó, cacau lecitinado, aroma de chocolate.

A quantidade de cacau é bem pequena, por isso é mais doce.
Cacau Natural em pó = Esse não contém açúcar, é amargo, de cor intensa o que dá mais tom à receita, Dificil para disoler.

Cacau Alcalino em pó = Não contém açúcar passa por um processo de alcalinização, Isso intensifica a cor melhora um pouco só um pouco para diluir.

Cacau Lecitinado = O pó de cacau Natural passa por um processo de alcalinização e posterior adição de lecitina de soja para facilitar a solubilização do produto no leite outro outro liquido, Este e o Natural Junto com o Alcalino com Lecitina de Soja.

 

onde comprar cacau alcalino

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *