CACAU ALCALINO EM PÓ – O que é o cacau em pó alcalino?

On 14 de junho de 2014 by pryme

O que é o cacau em pó alcalino?

As amêndoas do cacau são o fruto de sua árvore e a origem de todo os saborosos produtos de chocolate que você conhece e adora.

Os antigos olmecas e maias foram os primeiros responsáveis pelo cultivo dessa árvore e o reconhecimento de seu potencial como alimento.

Porém, existem muito mais formas de cacau disponíveis atualmente do que esse povo ancião jamais poderia ter imaginado.

O cacau em pó alcalino é um produto sobre o qual as pessoas perguntam com frequência, ele pode ser facilmente confundido com outras formas de cacau.

Sim.   Porque?

Quando falamos dos tradicionais Cacau natural, Cacau Alcalino, Cacau Lecitinado sendo eles Price a cor entre eles e praticamente igual a não ser que 

fique os três juntos dai então poderemos ver a diferença de tom sendo o natural o mais claro em seguida o Lecitinado e por fim Alcalino.

Porque nos sites as fotos mostram cores bem forte?

O que acontece e que temos muitos tipos de cacau, se pegarmos uma foto do cacau natural price e uma foto do Alcalino Standard, vai aumentar a diferença, Agora se pegar uma foto do Alcalino Quality onde temos três tonalidade a S50 a S70 a S100 ai a diferença sera grande, tanto na cor como na qualidade, e são as fotos mais usadas.

Ou seja Quando falam em cacau natural mostram as fotos da linha Price, e para comparar e mostrada as fotos do Alcalino Quality S70.

 

onde comprar cacau alcalino
História

Apesar de as amêndoas de cacau terem sido usadas pelo ser humano há milhares de anos, somente em 1828 o pó de cacau como o conhecemos tornou-se disponível, graças ao trabalho do químico holandês C. J. Van Houten.

Ele descobriu um processo para remoção da maior parte da gordura, a manteiga de cacau, das amêndoas torradas, consequentemente produzindo o cacau em pó.

Ele descobriu que adicionando uma substância alcalina, como carbonato de potássio, as propriedades naturais e o sabor do pó de cacau melhoravam.

Esta forma tratada do pó tornou-se conhecida como cacau holandês ou cacau em pó alcalino.

 

Características

Ao compará-lo com o cacau em pó natural, o pó alcalino é de uma tonalidade castanha mais escura com tons avermelhados, possui sabor mais suave.

 

Funções

O cacau em pó alcalino é o preferido de muitos cozinheiros para fazer bolos, biscoitos e doces devido ao seu sabor adocicado suave e sua cor escura forte.

É mais fácil misturá-lo com outros ingredientes e ele irá absorver líquidos mais rapidamente que o pó de cacau natural.

Porem Varia da preferencia, pois a diferença e minima.

Para saber Em qual usar fermento ou Bicarbonato de Sódio Veja Aqui

O cacau em pó alcalino é utilizado em sorvetes, misturas para chocolate quente, doces, bebidas e caldas de chocolate onde é desejado um sabor mais encorpado e suave.

Considerações

O bicarbonato de sódio não será eficaz na fermentação de assados com o cacau em pó alcalino, DEVE USAR FERMENTO.

Receitas com o pó alcalino devem utilizar fermento em pó, ou outros ingredientes ácidos, como suco de laranja. Para obter os melhores resultados, use o tipo de cacau em pó que for pedido nas receitas, e não tente substituir um por outro. Veja Aqui

Benefícios

Os benefícios do cacau para a saúde têm sido muito discutidos na mídia recentemente e são uma ótima notícia para os amantes do chocolate.

Apesar de o cacau em pó alcalino ser mais saboroso para alguns, ele possui menor quantidade dos antioxidantes flavonóides, que estimulam a saúde, do que o cacau não tratado o CACAU Natural.

Segundo um estudo apresentado na revista Journal of Agricultural and Food Chemistry, em 2008, o processo pelo qual o cacau em pó alcalino passa reduz substancialmente a quantidade de substâncias benéficas que ele contém.

 

Você Encontra em nossa loja CACAU EM PÓ

A Matéria Prima, primeira linha Pura

Tanto Cacau Natural como Alcalino é o Lecitinado. Ir a Loja

onde comprar cacau alcalino

Saiba Mais Sobre o Cacau / Chocolate

 

 

 

 

Comments are closed.